sábado, 21 de agosto de 2010

Pressostatos

Os pressostatos são interruptores elétricos comandados pela pressão. O ajuste da pressão se faz por meio de um parafuso. Em alguns modelos o diferencial de pressão (diferença entre pressão de desarme e rearme) é regulável. O rearme pode ser automático ou manual. Os pressostatos com rearme manual são mais usados quando o dispositivo tem a função de proteção. É de grande importância checar o motivo de seu desarme, assegurando que o sistema só seja religado quando estiver pronto para operar dentro dos limites de pressão adequados. Nos casos em que o pressostato atua no controle, o rearme automático é a melhor opção.


Não exisitirá refrigeração mecânica sem que um fluído (refrigerante) sofresse mudança em sua pressão ao longo do cliclo de refrigeração, num processo constante.

No entanto, a variação de pressão, quando passa de certos limites, pode danificar alguns componentes. Para evitar que isso ocorra são utilizados pressostatos.

A função básica deles deles é proteger os componentes do ciclo de refrigeração contra a sobrepressão (pressão mais alta do que a aceitável) ou subpressão (mais baixa do que a aceitável) durante o funcionamento do equipamento.

Eles avaliam a pressão do lado de alta e do lado de baixa e em compressores semi-herméticos, também a pressão do óleo. A vartiação do do nível de pressão do fluído refrigerante no ciclo fazem atuar os contatos elétricos do pressostato que podem controlar ventiladores, alarmes e até mesmo o compressor.

Sem comentários:

Enviar um comentário