Um relé defeituoso pode ser a causa da falta de arranque do motocompressor. Um circuito aberto ou interrompido da bobina, uma solda nomentânea dos contatos, fazem com que o protetor térmico interrompa o circuito. Em qualquer caso podem-se também fundir os fusíveis da casa. Se um relé está em bom estado, e se agita no sentido vertical, deve-se ouvir o ruído do núcleo metálico móvel. Entretanto, tendo-se dúvida se o relé seja defeituoso, proceder à partida do motocompressor diretamente. Relé PTC Relé Magnético
Responde à corrente da bobina auxiliar do compressor. Responde à corrente da bobina principal do compressor.
Pastilha do PTC se aquece com a passagem de corrente elétrica, aumentando a resistência ôhmica. Isso reduz praticamente a zero a passagem de corrente para a bobina auxiliar. A corrente da bobina principal diminui com o aumento da rotação do motor, proporcionando a abertura do platinado e a desativação da bobina auxiliar.
Consumo residual em torno de 2W. Consumo residual <1 W.
Um único PTC serve para vários motores de mesma voltagem. Um tipo específico para cada modelo de motor.
Existe modelo para aplicação com capacitor de partida e/ou capacitor de funcionamento (marcha). Não compatível para aplicações com capacitores de funcionamento.
Não possui partes móveis, não há possibilidade de produzir faiscamento no momento de liga/desliga. Sistema de liga/desliga pode produzir faísca e provocar eventuais incêndios nos casos de vazamento de gás de cozinha.
Necessita de tempo para resfriar a pastilha antes de permitir nova partida. Permite nova partida instantaneamente.
Não existem partes móveis. Provoca um pequeno ruído, em função do movimento do platinado na partida.
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