sábado, 21 de agosto de 2010

Rele defeituoso

Um relé defeituoso pode ser a causa da falta de arranque do motocompressor. Um circuito aberto ou interrompido da bobina, uma solda nomentânea dos contatos, fazem com que o protetor térmico interrompa o circuito. Em qualquer caso podem-se também fundir os fusíveis da casa. Se um relé está em bom estado, e se agita no sentido vertical, deve-se ouvir o ruído do núcleo metálico móvel. Entretanto, tendo-se dúvida se o relé seja defeituoso, proceder à partida do motocompressor diretamente. Relé PTC Relé Magnético


Responde à corrente da bobina auxiliar do compressor. Responde à corrente da bobina principal do compressor.

Pastilha do PTC se aquece com a passagem de corrente elétrica, aumentando a resistência ôhmica. Isso reduz praticamente a zero a passagem de corrente para a bobina auxiliar. A corrente da bobina principal diminui com o aumento da rotação do motor, proporcionando a abertura do platinado e a desativação da bobina auxiliar.

Consumo residual em torno de 2W. Consumo residual <1 W.

Um único PTC serve para vários motores de mesma voltagem. Um tipo específico para cada modelo de motor.

Existe modelo para aplicação com capacitor de partida e/ou capacitor de funcionamento (marcha). Não compatível para aplicações com capacitores de funcionamento.

Não possui partes móveis, não há possibilidade de produzir faiscamento no momento de liga/desliga. Sistema de liga/desliga pode produzir faísca e provocar eventuais incêndios nos casos de vazamento de gás de cozinha.

Necessita de tempo para resfriar a pastilha antes de permitir nova partida. Permite nova partida instantaneamente.

Não existem partes móveis. Provoca um pequeno ruído, em função do movimento do platinado na partida.

Sem comentários:

Enviar um comentário