quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Relé

O relé é uma chave electromecânico formando por um electroíman e um conjunto de contactos. Os relés existem em uma grande gama de dispositivos eléctricos. Não é diferente na refrigeração. Em geral os motores de refrigeradores são colocados em marcha por intermédio de um relé, chamado de partida. O relé é uma chave automática que tira do circuito o enrolamento auxiliar do compressor e o capacitor de partida (se houver), assim que a rotação de trabalho tenha sido atingida.
Apesar da tendência atual dos fabricantes se optar pela diminuição de componentes, visto muitas equipamentos modernos não possuirem nem relé nem capacitor de partida, é importante termos noção do funcionamento, dado o grande número de equipamentos que ainda os utilizam.


A bobina do relé é ligada ao terminal comum do compressor por uma extremidade e em série com o capacitor de partida e a fase do compressor na outra extremidade. A tensão da bobina do relé é diretamente proporcional à velocidade do motor. Quando este atinge sua velocidade normal de trabalho, a tensão na bobina terá formado um campo magnético, desligando os contatos e, consequentemente, o enrolamento auxiliar do compressor.

O desenrolar desta operacao é efetuado em fracções de segundo.

Um relê é uma chave eletromecânica formada por um eletroímã e um conjunto de contatos. Os relês existem em uma grande gama de dispositivos elétricos. Não é diferente na refrigeração.

Sem comentários:

Enviar um comentário