quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Capacitor

O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante um certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Existem vários tipos de capacitores entre eles podemos citar: poliéster, cerâmico, eletrolítico, etc.
Os capacitores são constituidos de dois condutores (armaduras) separados por um material isolante (dielétrico). Aplicando-se uma diferença de potencial eletrico (tensão ou "voltagem") entre suas placas ocorrerá o armazenamento de carga elétrica.

Nos ar-condicionados são usados dois tipos de capacitores: um de partida (eletrolíico) e outro de marcha tambem conhecido como capacitor de fase ou permamente.
Os capacitores eletrolíticos aumentam o torque de partida do compressor. Sua presença é muito importante. Na partida do compressor, a energia elétrica necessária será fornecida em parte pelo capacitor e em parte pela instalação elétrica do local sendo, dessa forma, a queda de voltagem bem menor.

Os capacitores eletrolíticos devem funcionar na forma vertical, com os terminais da armadura para cima.

Capacitor de marcha (ou fase): são projetados para ficarem ligados ao circuito pemanentemente. Sua capacidade em Microfarads geralmente é pequena. Sua principal função é aumentar o fator de potência.

Capacitores de partida: visam aumentar o torque de partida dos compressores, auxiliando-os nos momentos da partida.
Capacitores de funcionamento: são normalmente encontrados em motores com alta eficiência energética, com partida a PTC. Basicamente, esse tipo de capacitor permite a passagem de corrente pela bobina auxiliar do compressor após a sua partida, fazendo com que o enrolamento auxiliar também contribua para o funcionamento do motor. Os motores que utilizam o capacitor de funcionamento já foram previamente projetados para isto. Isso porque, com a aplicação do capacitor de funcionamento, existirá a passagem de energia pelo enrolamento de partida e esse enrolamento obrigatoriamente deve ser projetado para suportar esse tipo de trabalho.

Nos ar-condicionados, o enrolamento de partida, mesmo depois do sistema ter adquirido sua rotação normal, permanece funcionando, ligado ao capacitor, de forma a melhorar o fator de potência do equiapmento.

Sem comentários:

Enviar um comentário